Muitas vezes no consultórios podemos notar um maior número de pessoas acima do peso, queixando de dor na coluna. No entanto, eram poucos os trabalhos científicos correlacionando o sobrepeso com as dores nas costas e, que comprovassem alterações da coluna que pudessem estar associada ao aumento do peso.
Agora, um recente estudo publicado comprovou muito bem a associação destes dois problemas de saúde. Através da Ressonância Magnética, puderam constatar que a obesidade está associada a uma maior degeneração dos discos da coluna. Estes são uma espécie de amortecedores presentes entre cada osso da coluna. A degeneração consiste nos discos passarem a perder a sua forma, composição e função de origem, e pode ser causado por diversos fatores. Muitas vezes estas degenerações podem ser uma das causas das dores nas costas, e em alguns casos podem levar a ocorrência da hérnia de disco.
Foram avaliados 2599 pessoas. Aqueles com degeneração discal mais avançada, apresentaram maior peso em relação a altura.
Os indíviduos sobrepeso e obesos apresentaram discos mais degenerados e com diminuição mais intensa da altura do disco intervertebral.
Este fato, nos leva a ressaltar que para prevenir as dores nas costas um controle do peso  pode auxiliar principalmente quando associado a exercícios físicos regulares e um hábito alimentar saudável. Além do que, para quem já sofre de dores na coluna, um peso mais adequado pode vir a ajudar também no processo de tratamento das suas dores.
Enfim, sempre acabamos caindo na mesma:  qualidade de vida adequada, para que possamos envelhecer com saúde!

Mais duvidas entre em contato conosco contato@colunar.com.br.

Referência: Arthritis Rheum. Publicado em 30 de Janeiro de 2012.